Divulgação do Resultado Final do Processo Seletivo da 5ª Turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento

Mais notícias

Ipea promove curso “Python: do Básico à Autonomia Intermediária”

26/04/2022 11:00

Divulgação do Edital para Seleção da 5ª Turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento

Apresentação

O curso de Mestrado Profissional do Ipea decorre das amplas sinergias existentes entre pesquisa aplicada e ensino profissionalizante. Com mais de 50 anos dedicados à pesquisa para a formulação e avaliação de políticas públicas em amplo leque de temáticas, o Ipea está apto para capacitar profissionais do setor público brasileiro com instrumental teórico e analítico rigoroso.

Tem sido cada vez mais reconhecido que a expansão e a melhoria da qualidade da ação governamental exigem conhecimento multidisciplinar sobre os processos de desenvolvimento e as políticas públicas a ele associadas, assim como dos métodos, ferramentas e instrumentos que operacionalizam esses saberes. Nesse sentido, este programa de mestrado preenche lacuna dos sistemas de formação profissional brasileiro, a saber, a incipiência de cursos de pós-graduação stricto sensu que estabeleçam conexão adequada entre, de um lado, a visão multidimensional do fenômeno do desenvolvimento (econômica, política, social, territorial e ambiental) e, de outro, a capacitação necessária para produzir e avaliar as políticas públicas, formando profissionais altamente qualificados.

O curso é destinado a ocupantes de cargo efetivo em órgão ou entidade da Administração Pública Federal e empregados públicos federais concursados e foi desenhado para que o discente tenha a oportunidade de interagir com pesquisadores de alto nível, com expertise em questões de governo, e acessar os dados e informações disponíveis no Ipea. Todos os professores e orientadores do curso pertencem ao quadro do Instituto e desenvolvem pesquisas sobre temas centrais da agenda contemporânea de políticas públicas.

Objetivo

Capacitar servidoras/es da Administração Pública Federal para formular, implementar e avaliar políticas públicas com base em conhecimento interdisciplinar atualizado, que municie essas/es servidoras/es com conceitos e instrumental analítico adequado para o exercício da prática profissional altamente qualificada.

 

Estrutura e Duração do Curso

O curso tem a duração total de 24 meses, em regime de dedicação parcial, acrescido do período de elaboração e defesa do trabalho de conclusão.

O conjunto das disciplinas está estruturado em seis trimestres de aulas e organizado em quatro módulos: básico, metodológico, aplicado e específico.

 

Titulação

Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento

 

Local das aulas e horário

segunda-feira das 08h30 às 12h30 (diurno)
quarta-feira das 18h30 às 22h30 (noturno)
sexta-feira das 08h30 às 12h30 (diurno)

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento

Telefone: (61)2026-5164 / (61)2026-5909 / (61)2026-5649
E-mail: posgraduacao@ipea.gov.br
Portal: www.ipea.gov.br
Facebook Ipea: facebook.com/ipeaonline
Twitter Ipea: twitter.com/ipeaonline