Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr

Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais - Dirur

A atuação da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) tem como foco a promoção e realização de estudos e pesquisas diretamente relacionados com a definição de estratégias de apoio à formulação e  execução das políticas regional e urbana e seus respectivos instrumentos, mais especificamente sobre as questões de desenvolvimento nas esferas regional e intraurbana, as relações entre estabilidade macroeconômica e o crescimento econômico de longo prazo, assim como sobre finanças públicas e política fiscal. Incumbe-se a Dirur de subsidiar as políticas setoriais voltadas para atenuação das desigualdades regionais, superação dos problemas urbanos, e o fomento do crescimento e desenvolvimento regional e urbano.

Diretor
Aristides Monteiro Neto
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Economista com mestrado (PIMES-UFPE) e doutorado em economia (Unicamp-SP). Pesquisador do Ipea desde 1997. Professor do curso de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ipea. Especialista em desenvolvimento regional e federalismo. Coordenador de Estudos Regionais e Federativos da Dirur/Ipea (2015-2019). Foi assessor-chefe da Assessoria de Planejamento e Articulação Institucional do Ipea (2012-2013) e secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do governo de Pernambuco (2007-2009). Tem várias publicações especializadas em políticas regionais, entre elas Desenvolvimento Regional no Brasil – Políticas, Estratégias e Perspectivas publicada pelo Ipea (2017). Atualmente é diretor na Diretoria de Estudos Regionais e Urbanos e Ambientais do Ipea.


Diretor-adjunto
Bolívar Pêgo Filho
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Economista, 1978 [Conselho Regional de Economia (CORECON) - 11ª Região, Distrito Federal (DF), 1984]. Pós-graduado em Energia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 1991. Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 1980. Coordenador-Geral de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea. Diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea de 31/janeiro a 1/fevereiro/2019. Coordenador de Estudos em Desenvolvimento Urbano do Ipea de agosto/2018 a fevereiro/2019. Coordenador de Desenvolvimento Urbano do Ipea de agosto/2009 a julho/2011. Coordenador técnico-financeiro da Comissão SEPLAN/Energia (CSE) no âmbito do Programa de Mobilização Energética (PME) da Presidência da República (PR) 1983-1987. Temas de pesquisa: integração sul-americana, desenvolvimento urbano, financiamento para o desenvolvimento, infraestrutura econômica (energia e transportes) e finanças públicas.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea